UFPR peca em atender demandas dos deficientes visuais

As questões de acessibilidade ganharam destaque após estudante cego colocar inscrições em braille na Reitoria

Por Milena Aíssa

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco de uma iniciativa a fim de melhorar a acessibilidade dos deficientes visuais. No mês passado, o estudante cego de Ciências Sociais, Lucas Antonio Ferreira, produziu cerca de 80 etiquetas em braille e espalhou entre rampas, elevadores e paredes do prédio. A ação aconteceu no edifício Dom Pedro I, na Reitoria, onde abriga os cursos de Ciências Humanas.

“Se eu não fizesse as etiquetas, a Federal não ia fazer”, argumenta Lucas. O estudante foi responsável por planejar e imprimir as etiquetas e teve ajuda de seus colegas para colá-las. Ele destaca as condições de acessibilidade do edifício para as pessoas que não enxergam. “Fiz as etiquetas para facilitar a locomoção, não para possibilitar”, justifica.

A iniciativa chamou a atenção de alunos e docentes, em especial do professor do Setor de Educação, Paulo Ross, que também é cego. Ao escrever braille em todos os ambientes públicos, Paulo explica que isso transmite o valor de que as pessoas cegas têm direito. “Esse valor é até mais importante do que o acesso, porque você também educa a sociedade”, explica Ross.

Após algumas etiquetas serem arrancadas, o estudante se manifestou em uma rede social. As inscrições foram refeitas, junto com avisos impressos e manuscritos para não retirarem.

Como ativista na causa de acessibilidade, Lucas acredita ter sido escolhido por ela. “Falam em minorias e citam homossexuais, estrangeiros, mulheres, negros, etc. Nunca vi ninguém citando pessoas com deficiência”, questiona o estudante. “Nós somos sempre aquele ‘etc’ e isso é uma visão que estamos tentando mudar”, diz.

deficientesLeia a matéria completa aqui no Jornal Comunicação, produto laboratorial dos alunos de jornalismo da UFPR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s