Bolsas

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) concede aos estudantes com fragilidade socioeconômica três tipos de bolsa para os alunos da universidade: Probem, PBP/MEC e Promisaes. Também são fornecidos auxílios pontuais para apresentação de trabalhos em congressos e organização de eventos estudantis.

 

Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção (Probem)

O Probem é o principal programa de bolsas da UFPR. Para participar, a renda familiar bruta per capita do estudante deve ser igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo. Engloba quatro tipos de auxílios:

– Auxílio permanência: 400 reais mensais para subsidiar gastos inerentes à formação acadêmica como fotocópias, compra de livros, materiais para aulas práticas, etc.;

– Auxílio refeição: isenção das taxas nas refeições feitas nos restaurantes universitários;

– Auxílio moradia: 275 reais mensais para a manutenção do estudante oriundo de outras cidades;

– Auxílio creche: 200 reais mensais destinado a estudantes que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, devidamente matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados.

Saiba mais aqui.

 

Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (PBP/MEC)

O PBP/MEC é um programa nacional de bolsas gerenciado pelo MEC, que fornece auxílio de 400 reais mensais a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e 900 reais mensais a estudantes indígenas e quilombolas. É destinado aos matriculados em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias, cuja renda familiar bruta per capita seja igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

Saiba mais em: Prae e PBP/MEC.

 

Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes)

O projeto oferece apoio financeiro no valor de 622 reais para alunos estrangeiros que participem do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação ou de ensino profissionalizante da UFPR, com bom desempenho acadêmico e fragilidade socioeconômica.

Saiba mais aqui.

 

Programa de apoio à apresentação de trabalho

Auxílio financeiro com o objetivo de financiar apresentação de trabalhos em eventos de ensino, pesquisa e extensão em território nacional. O valor máximo concedido é de 800 reais para a compra de passagem de ônibus convencional (ida e volta) para o local de evento. Apenas um estudante por trabalho, devidamente aprovado para participação no evento, pode receber o benefício.

Saiba mais aqui.

 

Programa de apoio a eventos estudantis

Eventos estudantis podem ser didático-científicos (semanas ou jornadas de cursos, congressos, simpósios, seminários, ciclos de conferências e outros similares),  político-acadêmicos (encontros de estudantes e de entidades estudantis), artístico-culturais (semana cultural, festival de cultura) e esportivos (atléticas).

Para eventos fora da UFPR, a Prae pode conceder veículos oficiais para transporte dos estudantes. No caso de eventos organizados pelos estudantes da UFPR, as entidades estudantis podem usar da verba que possuem junto à Prae para financiar material gráfico, camisetas, infraestrutura, passagem e hospedagem de palestrantes, veículos, entre outros.

Saiba mais aqui.